sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ENFRENTANDO OS TRAUMAS E CURANDO AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS




Todos os traumas, de uma forma ou de outra, estão ligados à violência que é cometida contra o ser humano de forma sutil e silenciosa.

Um trauma psicológico decorre de uma experiência dolorosa que, por não se suportar ou por se encarar com dificuldade, decide esconder-se na memória, é aquilo que a mente procura esconder, porém é sistematicamente exposto pelos comportamentos, pelas verbalizações, pela postura e, várias vezes, pela patologia de órgãos e sistemas do corpo humano.

A maneira como enfrentamos nossos traumas, as rejeições, decepções, erros, perdas, sentimentos de culpa, conflitos nos relacionamentos, críticas e crises profissionais, pode gerar maturidade ou angústia, segurança ou traumas, líderes ou vítimas. Algumas pessoas conseguem livrar-se de eventos traumáticos melhor do que outros.

Os traumas psíquicos podem ter consequências nas várias etapas da existência humana. Um trauma psicológico é algo que não deixa marcas físicas expostas no corpo ou que podem ser vistas através de algum exame, porém, suas consequências podem tomar dimensões significativas, prejudicando não só a infância, como a adolescência e vida adulta do sujeito.

Os bebês e crianças são mais vulneráveis aos traumas psicológicos, às vezes não lembrados na vida adulta. As emoções e sensações desagradáveis podem ficar fragmentadas e sem um elemento narrativo, caracterizando uma resposta dissociativa com desdobramentos ao longo da vida.

Cada vez mais psicólogos são procurados nos consultório por pacientes que apresentam um relevante grau de regressão. como podem ser aqueles predominantemente borderline, portadores de algum tipo de perversão ou psicopatia, transtornos narcisistas da personalidade, somatizadores, deprimidos graves, transtornos da autoestima, transtornos do sentimento de identidade, muitos pacientes também chegam à psicoterapia com embotamento emocional [dificuldade em expressar sentimentos], dificuldade de estabelecer vínculos, transtorno afetivo bipolar, distimias, dentre outros, a grande maioria das vezes adoecimento oriundo de traumas psicológicos.

É comum também o paciente chegar aos consultórios médico com pilhas de exames, com resultados normais, e queixando-se dos mais diversos sintomas, muitos casos, geralmente devido a traumas psicológicos estes pacientes produziram doenças psicossomáticas.

Por não conseguir resolver um trauma, um conflito emocional, a mente passa a produzir mecanismos de defesa com o a finalidade de deslocar o trauma, a dificuldade e/ou “ameaça” psíquica para o corpo, produzindo muitas vezes as doenças psicossomáticas.

Ter uma doença psicossomática não significa que a dor e a enfermidade não existam. Pelo contrário, a pessoa realmente está em sofrimento, sente as dores, observa as feridas, as marcas, queda do seu cabelo ou dos pelos de seu corpo, e mesmo não tendo sido diagnosticada uma causa biológica ou orgânica, a pessoa sabe que há algo errado consigo e isso gera muito sofrimento.

A somatização funciona como uma válvula de escape para emoções e sentimentos com os quais o sujeito não consegue lidar, ou seja, o corpo fala aquilo que a mente não consegue elaborar.

Quando as defesas psíquicas não conseguem dissipar os conflitos gerados, sem que ocorra uma descompensação neurótica ou psicótica, surge a doença somática como: Doenças dermatológicas (pele, manchas), respiratórias (asma), cardiológicas, hipertensão arterial, obesidade, gastrite, úlceras, alergias, transtornos sexuais femininos e masculinos, enxaqueca, fibromialgia, síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica, dentre outras.

Fundamentalmente, a fase da vida onde ele ocorre (quanto mais cedo, maior o efeito negativo), a severidade do trauma, o tempo de exposição ao trauma e o número de eventos acontecidos vão determinar a severidade dos danos emocionais causados. Os traumas podem afetar o funcionamento cognitivo, a saúde física e as relações interpessoais.



Somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo.

Segundo  Louise L. Hay.:

                                 "Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão".



Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar.
Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento.





A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale à pena tentar evitá-las:
 
 
DOENÇAS
CAUSAS


AMIDALITE:
 Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA:
 Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE:
 Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE:
 Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE:
 Crítica conservada por longo tempo.
ASMA:
 Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE:
 Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER:
 Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
COLESTEROL:
 Medo de aceitar a alegria.
DERRAME:
 Resistência. Rejeição à vida.
DIABETES:
 Tristeza profunda.
DIARRÉIA:
 Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA:
 Autocrítica, falta de autovalorização.
DOR NOS JOELHOS:
 Medo de recomeçar, medo de seguir em frente.
ENXAQUECA:
 Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS:
 Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).
FRIGIDEZ:
 Medo. Negação do prazer.
GASTRITE:
 Incerteza profunda. Sensação de condenação.
 HEMORRÓIDAS:
 Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE:
 Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA:
 Medo, culpa.
LABIRINTITE:
 Medo de não estar no controle.
MENINGITE:
 Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS:
 Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE):
 Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA:
 Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA:
 Problema emocional duradouro não resolvido.
 PRESSÃO BAIXA:
 Falta de amor quando criança. Derrotismo.
PRISÃO DE VENTRE:
 Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES:
 Medo de absorver a vida.
QUISTOS:
 Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS:
 Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO:
 Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA:
 Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
RINS:
 Medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE:
 Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE:
 Humilhação.
TUMORES:
 Alimentar mágoas. Acumular remorsos.
ÚLCERAS:
 Medo. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES:
 Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.


  Curioso não?



Por isso vamos tomar cuidado com os nosso sentimentos...
principalmente daqueles, que escondemos de nós. 





'Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma'
Pense nisso!!!



Leila Sl Ribeiro Uzum

Nenhum comentário:

Postar um comentário